Conheça todos os detalhes sobre o cabo solar. Isso porque é um produto muito usado nos sistemas fotovoltaicos. Portanto, veja como funciona sua estrutura e qual é o seu tempo de vida útil.
Antes de entender mais sobre este produto, é importante saber dos conceitos básicos dele. Dessa forma, a norma NBR 5410 faz distinção de três categorias.
Primeiro, o tipo isolado possui apenas um condutor e uma isolação. Depois, vem o unipolar, que se compõe de um condutor do mesmo tipo com uma camada de proteção. Por fim, o multipolar possui vários condutores debaixo de uma cobertura única.
É importante lembrar que a capa usada nesses itens serve para proteção de ações externas, mas não funciona como um isolante. No entanto, o material da capa também é e acaba por possuir uma tensão maior.
Na maioria das vezes, quando surge o assunto de sistemas fotovoltaicos, o que aparece na mente das pessoas são os módulos e os inversores. No entanto, há um item que é tão importante, apesar de não ser visível.
Este item é o cabo solar. Ele é quem conduz toda corrente elétrica que circula entre os módulos e os inversores. Dessa forma, ele deve ser medido de forma correta, para evitar riscos ou danos no sistema.
Veja a seguir a estrutura do produto:
O único material que se usa no fio condutor é o cobre. Isso porque o alumínio compromete a segurança da instalação fotovoltaica.
Nos sistemas fotovoltaicos, trabalha-se com a liga de muitos módulos. Dessa forma, ocorre uma tensão de valor mais alto, perto de 1000v.
Por isso, os cabos devem ser certos para corrente que se mantém, com uma tensão igual ou com valor superior à do arranjo fotovoltaico. Nesse sentido, não se usa condutores deste tipo no sistema, uma vez que sua isolação é bem baixa.
Outro ponto é que esse tipo de cabo precisa de uma proteção mecânica, já que a instalação fica em ambientes externos da casa.
Esse produto trabalha em uma temperatura de 90º. No entanto, pode chegar a 120º por certos períodos.
A regra é que os cabos ficam na parte externa, e expostos ao tempo. Desse modo, eles devem resistir à radiação ultravioleta.
No caso de não terem essa resistência, a regra é que eles fiquem ao abrigo dos raios solares. Ou então, que haja uma proteção de eletrodutos resistentes.
Os fabricantes garantem que a vida útil desse produto seja de no mínimo 25 anos sob a radiação solar direta.
Durante a sua instalação, é importante cuidar para que eles estejam presos de forma segura. Ainda, por serem colocados nos telhados, eles devem possuir proteção contra bordas cortantes para não sofrer nenhum dano.
A vida útil do sistema solar é bem alta. Dessa forma, os itens que compõem esse modelo também precisam ter uma boa duração. Pode-se citar como exemplo as presilhas e abraçadeiras.
Outro ponto de destaque é que os profissionais que vão fazer a instalação devem ser habilitados e possuir certificação. Dessa forma, vai prevalecer a segurança de todos os envolvidos na obra.