Saiba agora que é cabo de alumínio nu. Isso porque é um material muito usado nas indústrias e em alguns comércios. Portanto, veja onde ele é usado, quais as normas aplicáveis a esse produto e como escolher o cabo.
Os cabos e fios conduzem a corrente elétrica de um ponto a outro. Dessa forma, seu objetivo é gerar energia.
É possível encontrar no mercado vários condutores. Nesse caso, cada um serve para um tipo de projeto ou instalação distinto.
Para se diferenciar uns dos outros, cada um possui um tipo de resistência à eletricidade, espessura, cores e materiais.
Os cabos condutores de energia não podem ser usados em casas. Dessa forma, seu uso se dá em indústrias e alguns tipos de comércio.
A densidade do alumínio é de 2700 kg/m³. Nesse sentido, é uma vantagem pois a estrutura de sustentação é menor em relação aos cabos de cobre.
Para o uso dos cabos de alumínio nu em espaços comerciais, é preciso consultar a norma NBR 5410. Dessa forma, alguns requisitos precisam ser seguidos.
Os comércios devem ter uma baixa ocupação, além de uma rota de saída de emergência. Nesse sentido, a altura do pé direito deve ser inferior a 28 metros.
A manutenção tem que ser feita por bons profissionais. Ou seja, eletricistas que possuem conhecimento técnico nessa área.
Não é possível usar esse material em locais com muita ocupação. Além disso, em lugares onde há muito fluxo de pessoas não se pode usar cabos de alumínio.
Veja a seguir uma lista de lugares que não se pode usar:
Os cabos de alumínio são mais baratos que os de cobre. No entanto, é de extrema importância buscar um profissional para indicar o material correto na sua obra.
A condição desse material em estabelecimentos industriais é apenas em baixa tensão. Nesse sentido, há a regulamentação da norma NBR 5410.
A indústria deve ser alimentada por uma subestação de transformação. Dessa forma, deve haver uma fonte de energia própria.
Manutenção e instalação deste produto devem ser feitas por pessoas qualificadas. Ou seja, engenheiros ou técnicos eletricistas que possuem conhecimento sobre o produto.
Este produto tem suas desvantagens. Dessa forma, precisa pensar muito bem no seu uso em algum projeto.
A condutividade é um dos pontos negativos que deve se levar em conta seu desempenho, que é baixo. Nesse sentido, ele tem pouca capacidade de conduzir corrente e possui uma maior queda de tensão.
Para corresponder à classificação dos cabos de cobre, os de alumínio precisam de uma área de seção transversal maior. Além disso, também precisa de conduítes maiores.
No quesito expansão térmica, o alumínio está sujeito a uma maior expansão e contração se comparado ao cobre. Então, o uso constante pode afetar as conexões, e em casos mais graves pode acabar em um incêndio.
Por fim, a conexão entre alumínio e cobre não é simples de unir. Ainda, é necessário usar condutores bimetálicos. Nesse sentido, não ocorre a oxidação, mas aumenta o custo no geral.