O cabo para alarme de incêndio é mais importante do que muita gente acha. Afinal, é ele quem ajuda a garantir que o sistema possa atuar sem falhas. Além disso, é um item que torna a operação dele bem mais segura. Veja então, como escolher o cabo.
É outro nome pelo qual esse tipo de cabo recebe devido a sua proteção eletrostática. A princípio, ele é feito para que se tenha maior segurança ao longo do uso.
Para manter esse fator e também maior durabilidade, ele tem um revestimento especial. Ou seja, é um material com a função de fornecer proteção contra interferências eletromagnéticas.
Esse tipo de cabo é feito com condutor em cobre e isolação em PVC 70º. Do mesmo modo, ele tem uma blindagem em fita de poliéster aluminizada junto com fio dreno. Por fim, há a cobertura em PVC 70º no cabo.
Vale dizer que alguns pontos da construção podem mudar conforme a necessidade do cliente. Por exemplo, é possível usar materiais como HEPR ou TPV para maior flexibilidade.
Sobre esse tipo de cabo, há pelo menos dois modelos que são usados, o convencional e o endereçável. Nesse sentido, cada um deles diz respeito à forma que faz o alarme funcionar.
No sistema convencional, cada fio negativo fica a cargo de localizar onde ocorreu um alarme. Além disso, a central tem uma saída específica para sirenes, que são ativadas em um tempo programado.
Quanto a esse sistema, também chamado de inteligente, cada inicialização tem um endereço exclusivo. Dessa forma, ele pode ser interruptores pull ou detectores de fumaça no aparelho.
De modo geral, há vários tipos de locais diferentes que podem ter esse tipo de sistema. Antes de mais nada, as fábricas vendem linhas completas de cabos blindados para lugares como:
Na prática, os cabos blindados são úteis até para se conectar com os primeiros socorros. Afinal, os sistemas transmitem um sinal para a central de atendimento e isso nunca pode falhar.
De modo geral, esse tipo de cabo gera vantagens que vão além da segurança. Dessa maneira, vale a pena ver cada uma delas antes de adquirir esse item para o alarme:
E não para por aí, visto que esse tipo de cabo tem seu uso em equipamentos elétricos e painéis de controle. Por fim, caso a instalação seja correta, pode operar até mesmo diretamente sob os forros.
Como deu para notar, esse tipo de cabo é mais do que um acessório. Acima de tudo, é um item quase indispensável para quem quer eficiência. De maneira idêntica, o componente não tem só uma composição específica para comprar.
Isso porque o cliente pode definir o melhor estilo para a sua necessidade de uso. Dessa forma, o produto se mostra como uma boa solução para quem precisa de alarme de incêndio em um local.