Conheça tudo sobre fio de alumínio. Isso porque ele é um condutor de energia muito usado em linhas de transmissão de energia. Portanto, veja todos os benefícios que esse material pode oferecer.
O fio de alumínio é uma boa opção para uma condução de eletricidade segura. Nesse sentido, ele está presente em vários produtos do mercado em geral. Por exemplo, na montagem de painéis e terminais elétricos.
Em todos os casos onde ele está presente, ele oferece segurança e eficiência na condução elétrica. Dessa forma, essa liga metálica resiste a altas temperaturas e é bastante versátil.
Com o passar dos anos, o uso desse produto se tornou tão comum quanto o uso de fios de cobre. Nesse sentido, a tendência é que o alumínio seja cada vez mais usado pelas indústrias.
Encontra-se esse material em usinas elétricas e de álcool. Dessa forma, fica claro o alto nível que o fio de alumínio possui.
Mas de forma mais ampla, esses condutores têm seu uso nas linhas de transmissão de energia, cabos de distribuição aérea, e algumas instalações de potência mais elevada.
Os dois produtos são condutores elétricos. Portanto, eles possuem a mesma finalidade: conduzir corrente elétrica.
Eles também têm a mesma aptidão em termos de matéria prima. Ou seja, capacidade de condução e resistência da isolação.
A diferença entre eles, por fim, é que o fio é feito com apenas um filamento, o que o torna mais rígido. Já o cabo é composto por vários fios entrelaçados e é mais flexível.
Os atributos desse material permitem que ele tenha várias aplicações. Desta forma, ele é um dos metais mais usados no mundo todo.
Veja a seguir alguns dos seus pontos positivos:
Outro ponto de destaque é o seu preço, já que é muito mais barato em relação ao cobre. Além disso, por ser mais pesado, ele resiste mais à deformação.
Essa característica também reduz os custos do uso desse material em grandes transmissões, pois as torres podem ser menos robustas e o espaçamento entre elas pode ser maior.
Um dos pontos fracos desse item é que ele tem um baixo desempenho em relação ao cobre. Dessa forma, sua condutividade é um pouco menor. Além disso, ele está sujeito a uma maior expansão térmica, o que pode resultar em incêndios.
Há também na norma de instalações elétricas de baixa tensão que é proibido o uso do alumínio nas casas. Nesse sentido, grande parte de sua utilização se dá no campo dos condutores para linhas de transmissão.
A norma que fala sobre o padrão dos fios de alumínio é a NBR 5118. Nesse sentido, ela especifica os requisitos exigíveis para aceitação desses fios para fins elétricos.
Se a empresa tem os certificados do INMETRO, significa que os produtos foram analisados em laboratórios e têm boas condições para evitar riscos como incêndio e baixa resistência do produto.
Outra questão é que a empresa que fornece esse produto, para ele ter uma boa qualidade, tem que possuir o certificado ISO 9001, já que ela traz uma série de benefícios como o padrão dos processos.