Com tantos tipos por aí, saber quais são os melhores cabos elétricos pode ser difícil. Desse modo, é preciso entender qual modelo é o mais adequado de acordo com o seu caso. Então, confira a seguir uma lista dos mais indicados, bem como suas funções.
Esses cabos são feitos de condutores de cobre, e estão presentes nos mais variados locais. Assim, se encontra em residências, indústrias e pontos comerciais. Também, por estar entre os melhores cabos elétricos esse tipo é um ótimo condutor de eletricidade.
Eles possuem diferentes espessuras, de 750V a 1000V, que são utilizadas de acordo com a necessidade. Além disso, são isolados por uma camada de PVC para proteger o cobre de oxidação e outras degradações.
O modelo flexível desse cabo é um dos mais usados em instalações elétricas. Isso porque, sua maleabilidade o permite integrar sistemas de eletricidade em locais compactos. Dessa forma, ele pode se dobrar sem afetar sua estrutura interna.
Também feito de cobre e com isolação PVC 750V, se utiliza mais em instalações que não pedem flexibilidade. Por exemplo, seu uso é indicado em:
Ele não deve ser dobrado, pois seu rompimento interrompe a corrente elétrica. Assim, seu uso deve ser recomendado por um profissional para que seja usado no lugar certo.
Os fios de alumínio estão entre os melhores cabos elétricos por sua capacidade de suportar temperaturas altas. Dessa maneira, são usados em linhas de alta tensão e principalmente em redes de transmissão.
Ele é um cabo muito leve e por isso também se utiliza muito em linhas aéreas. Além disso, ele é barato, flexível e possui baixa resistência mecânica. Então, ele também faz parte de instalações elétricas como:
O uso de cabos de alumínio se restringe a alguns locais pelas normas da ABNT. Porém, ele não deixa de estar entre os melhores, já que, com supervisão adequada, cumpre bem sua função.
Os cabos PP são os mais simples e comuns, também são feitos de cobre e revestidos em PVC. Todavia, apesar de simples eles são muito resistentes e seguros.
Eles recebem esse nome porque é formado de duas capas de PVC, uma dentro da outra. Dessa forma, podem ter duas ou mais pontas internas que façam a ligação.
Pode-se usar esse modelo tanto em aparelhos mais simples como em outros de uso profissional. Por exemplo, como estes itens abaixo:
Com tantas aplicações, os cabos PP são bem versáteis. Assim, pode-se usar até mesmo como parte da decoração como poderá ver em seguida.
No setor de iluminação são bem populares as luminárias pendentes. Dessa maneira, tem bitolas que medem de 1mm² a 10mm², os cabos PP não chamam muita atenção. Então, podem ficar expostos que não prejudicam a harmonia visual do cômodo.