O fio para aterramento, que também se chama cabo de aterramento, ou ainda pelo nome popular de fio-terra, tem a função de trazer mais segurança para uma instalação elétrica. Assim, conheça mais sobre seu uso.
Os condutores para aterramento são os cabos que conectam as partes não aterradas que fazem parte de uma instalação. Como por exemplo, outros condutores, estruturas metálicas, ou ainda equipamentos e máquinas.
Estes fios têm cores e bitolas específicas, que acima de tudo devem estar de acordo com a Norma Brasileira (NBR) 5410, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou seja, não é qualquer tipo de fio que pode ser usado para esta função.
Nesta regra há uma tabela que estabelece os condutores de proteção (terra) de acordo com a sua bitola (seção) deles ainda na fase da construção.
A norma ainda estabelece que o fio de aterramento precisa ser do mesmo material do fio condutor. Então, se esse cabo for de cobre, o de aterramento também deve ser feito da mesma matéria-prima.
De acordo com a Lei 11.337 de 26 de julho de 2006, toda e qualquer instalação elétrica deve possuir aterramento elétrico, até mesmo nas casas, e não apenas na indústria.
Para que serve o fio para aterramento?
O cabo de aterramento é um dos elementos mais básicos para garantir não apenas a qualidade, como também a segurança do aterramento elétrico. Além dele, outras peças também fazem parte da montagem. Veja em seguida quais são:
Para saber se o fio de aterramento, bem como toda a estrutura está segura, há um equipamento que se chama terrômetro, e que serve para checar se o valor da resistência está de fato baixo, ou seja, o mais próximo de zero possível.
De acordo também com a NBR 5410, há um código de cores com os quais todos os fios elétricos devem seguir . No caso do cabo de aterramento, as cores que são de uso exclusivo para esse fim são a verde, ou ainda a verde-amarela.
Um cabo de aterramento de qualidade ajuda a evitar a sobrecarga de energia elétrica. Com isso não apenas danos à equipamentos, como também acidentes. Afinal de contas, o fio-terra elimina o excesso de energia, cumpre as seguintes funções:
Outra função que um bom sistema exerce é a de reduzir as cargas eletrostáticas que às vezes ficam presas nas estruturas de máquinas e equipamentos.
Para ter um aterramento que cumpre todas as suas funções, e acima de tudo, está de acordo com as normas brasileiras, bem como proporciona segurança total às pessoas, é vital optar por materiais de qualidade. Dessa forma, antes de tudo, o fio de aterramento.
É crucial checar se ele está de acordo com as exigências da NBR 5410. Antes de tudo com relação a seção, que não pode ser acima de 16 mmᒾ. Além disso, levar em conta o padrão de cores que também faz parte da norma.
Para obter materiais não só seguros, bem como de qualidade é vital buscar fornecedores que tenham experiência e renome no mercado. Com o intuito de ter ajuda correta na hora de comprar todos os itens do sistema. Sobretudo o fio de aterramento.