O Cabo de alumínio é uma das escolhas mais comuns quando se trata de fios elétricos. Sua função primária é garantir uma condução elétrica adequada, o que o material faz muito bem. Além de eficientes, seu custo é bem baixo, o que torna a opção viável para grandes instalações.
Condutores de alumínio também são muito eficientes para lidar com a complexidade dessas instalações. Um dos grandes desafios é buscar por fios que seja resistentes e flexíveis, evitando riscos de curto circuitos. Mesmo o peso do cabo de alumínio chega a ser 65% mais leve que os modelos de cobre, tornando o investimento muito mais acessível.
Por outro lado, os cabos de alumínio possuem suas normas de segurança que devem ser respeitadas. Veja aqui quais as principais características do modelo, quais locais podem ser utilizados, e como fazer um bom investimento.
Utilizado em circuitos de alimentação de energia em instalações com tensão nominal de até 1000V. Em outras palavras, são voltados para grandes locais de trabalho como prédios, fábricas, estações subterrâneas e outras que sigam as normas que iremos falar mais abaixo.
Em todos esses casos, o cabo de alumínio tem uma outra aplicação interessante que não mencionamos acima. Devido a complexidade das instalações, há um perigo constante que os cabos condutores sofram deformação, tornando a condução de energia mais perigosa.
Com os cabos de alumínio, os riscos de deformação dos fios se tornam bem menores, quase inexistentes. Graças a isso, é possível investir em grandes instalações de forma mais segura e econômica.
Como o cabo de alumínio funciona, de fato? Abaixo, citamos alguns exemplos práticos para serem usados nas suas construções de maneira eficiente.
A aplicação dos cabos de alumínio nas instalações é bem simples. Geralmente, eles são incluídos junto a eletrodutos específicos para os fios elétricos, que também podem ser combinados a cabos de força como os de internet, por exemplo. Assim como os próprios cabos, eles devem ser escolhidos a dedo, para garantir mais segurança.
Os cabos de alumínio seguem as normas da NBR 8182. São cabos de potência multiplexados autossustentados com isolação extrudada de PE ou XLPE, para tensões até 0,6/1 kV.
Além disso, cabos de alumínio em geral também estão alinhados às normas da ABNT NBR 5410, que restringe o uso dos cabos de alumínio para uso apenas nas instalações comerciais. Logo, o uso é proibido em construções residenciais.
Use o cabo de alumínio essencialmente para grandes redes de transmissão. A aplicação, além de mais econômica, traz mais segurança para suas construções. E com a Cabomaq Forestieri, você ganha os melhores orçamentos para sua instalação. Não deixe de buscar segurança e qualidade para sua construção, e até a próxima!