Conheça o cabo nu. Um produto que é muito encontrado nas instalações elétricas na indústria. Além disso, veja a diferença entre os materiais cobre e alumínio, qual é o uso correto de cada um deles e como escolher o cabo.
Um cabo elétrico é um conjunto de um ou mais fios que correm lado a lado ou em grupo. Nesse sentido, sua função é transportar a corrente elétrica.
Uma de suas maiores qualidades é a flexibilidade. Assim, ele suporta muitas dobras sem quebrar. Por isso, são usados na ligação entre duas partes de um circuito que podem mudar de posição.
Esse material pode ser encontrado em várias situações. Por exemplo, em eletrodomésticos, nas casas e até mesmo nas indústrias.
Este produto recebe esse nome por dois motivos. O primeiro é que ele é livre de impurezas e não há reaproveitamento de matéria prima, também conhecida como sucata. Dessa forma, há uma boa resistência do material à corrosão.
Outro motivo, é que o material não possui nenhum tipo de revestimento externo, como uma camada de PVC, por exemplo.
Veja a seguir onde estão as principais aplicações do produto:
Um bom motivo para fazer uso desse material é que ele tem uma alta resistência a intempéries e um excelente custo benefício. Além disso, é importante buscar um produto de boa qualidade e que esteja dentro das normas.
O cabo nu feito de cobre é usado em sistemas de aterramento de altas temperaturas, como descargas atmosféricas. Nesse sentido, seu uso se dá em instalações residenciais, comerciais e indústrias menores.
Este produto serve para proteção durante as tempestades elétricas bem como na segurança da energia nas ruas e casas. Dessa forma, eles estão por toda a parte. No entanto, não servem para eletrodomésticos, já que é um fio desencapado.
Além disso, as fabricantes oferecem esse item nas bitolas de 10 a 240mm2. Assim, é importante consultar um profissional para saber o modelo certo para sua obra.
Usa-se muito esse produto em linhas aéreas ou de transmissão de energia. Nesse sentido, sua maior vantagem em relação ao cobre é sua leveza.
Outra diferença é que, pelas normas atuais, o cabo de alumínio não serve para instalações elétricas nas casas.
A resistência do alumínio é 65% mais alta que a do cobre. Nesse sentido, para conduzir a mesma corrente elétrica, um cabo de alumínio vai usar uma seção nominal maior que a de um cabo de cobre.
Por outro lado, o alumínio é cerca de 3 vezes mais leve que o cobre. Dessa forma, isso faz com que duas características somadas levam a uma clássica divisão, porém não definitiva.
Nas redes internas dos prédios e nas redes subterrâneas, o cobre é mais correto por resultar em menores sistemas em termos de dimensão.
Outra vantagem do cobre é sua alta resistência à corrosão. Dessa forma, isso permite o uso desse material em linhas aéreas de regiões costeiras em vez do alumínio.