O condutor de cobre é o mais usado na maioria das instalações elétricas. Efetivamente, por ser excelente na condução de correntes elétricas. Assim, conheça mais sobre esse item e suas vantagens.
O cobre possui pureza de 99,9% e por isso é o mais usado na produção de cabos. Além disso, tem uma condução de eletricidade melhor que a de muitos metais.
Esse condutor é super flexível e maleável, e também resiste à oxidação e corrosão. Dessa forma, ele corre menos riscos de sofrer com aumento de temperatura.
Por ter uma degradação demorada, os cabos de cobre têm uma vida útil mais longa. Portanto, se usa mais quando se deseja um uso que dure mais.
O ótimo nível de condução do cobre é possível por sua resistividade baixa. Ou seja, a corrente elétrica encontra baixa resistência para passar por ele.
A medida de resistência desse material é de 0,0172 Ω. mm²/m. Isto é, um valor bem baixo que garante a sua eficiência como condutor.
Como o condutor de cobre é muito flexível, é mais indicado para instalações internas. Nesse sentido, se adequa para uso em locais como:
Esses lugares costumam exigir um sistema elétrico mais compacto. Então, o cobre é a opção ideal para garantir isso, bem como reduzir os custos de instalação.
A aplicação é mais adequada para esse ambientes também por causa do peso do cabo. Nesse sentido, o cobre não é recomendado em vias aéreas por não ser tão leve, por exemplo.
Os benefícios de se usar o cobre como condutor, são justamente suas funções. Isto é, suas resistências, capacidade de condução e maleabilidade.
Ao ter chances reduzidas de sofrer oxidação e corrosão galvânica, os fios de cobre são mais duráveis. Dessa maneira, garante que todo o sistema elétrico tenha menos problemas e não precise tanto de manutenção.
Sua resistência à degradação também impede que o cabo superaqueça por danos nas fiações. Desse modo, percebe-se que esse item é um grande aliado em instalações elétricas.
Por isso, seu uso se adequa até mesmo para:
Toda essa resistência mecânica é o que faz com que o cobre esteja na maior parte das construções. Portanto, não é à toa que possui uma aplicação tão diversa.
Esse produto tem a capacidade de se moldar como for necessário. Assim, é muito fácil de ser manejado em locais apertados e mais compactos. Dessa forma, é preciso gastar menos para que os equipamentos do sistema elétrico se adaptem ao local.
A maioria dos usuários prefere o condutor de cobre por alguns outros detalhes além do que já foi explicado. Por exemplo, por não ser difícil de se instalar.
Realizar emendas e terminações com esses condutores é mais confiável e simples do que com de outros tipos. Então, não requerem uma mão de obra super especializada no processo, bem como ferramentas complicadas.