Saiba tudo sobre o fio multiplexado, um produto que é muito usado em grandes redes de instalações elétricas. Além disso, ele pode ser de vários tipos, além de ser ideal para se usar em postes, fachadas e áreas arborizadas. Então, confira a seguir mais sobre ele.
Ele é formado por um cabo condutor de cobre que é responsável por conduzir a energia elétrica de forma mais econômica e eficaz para uma instalação elétrica. Desse modo, esse produto é muito importante para que se possa distribuí-la de um modo mais rápido.
Para isso, ele conta com três tipos de condutores de fase que podem ajudar a definir quais instalações são propícias para usar o fio multiplexado. Além disso, ele segue as normas da ABNT NBR 8182 que dita quais são os quesitos para aceitar esses fios de forma certa.
Os cabos multiplex possuem uso vital no sistema de instalação elétrica. Desse modo, a quantidade deles pode ser definida pela extensão da área ao qual vão cobrir. Assim, eles são ideais em circuitos para alimentar ou distribuir energia com a tensão 0,6/1kV.
Logo, existem três tipos de cabos que podem formar esse fio. O primeiro é o duplex que é único e neutro que pode ser de cobre ou alumínio envolto por um condutor. Assim, o triplex mantém a estrutura acima, só que com uma cor bem diferente deste.
Além disso, ele tem um segundo cabo condutor fase. Desse modo, tem-se o quadruplex que pode garantir uma boa condução elétrica com o uso de três fios desse tipo. Logo, ele possui cores distintas e é ideal para uma grande e futura expansão de área.
Pode-se usar o fio multiplexado em muitas aplicações de uma instalação elétrica. Dessa forma, percebe-se que esse produto possui uma gama enorme e rica de uso, já que ele pode ser vital para vários serviços da indústria elétrica. Então, veja onde ele é usado:
Logo, esses fios podem apresentar bons proveitos para a rede de energia elétrica já que tem uma menor reatância indutiva. Além disso, eles possuem um fator grande de potência que faz com que se tenha uma menor queda de tensão. Assim, ele é ideal para esse ramo.
Para escolher um bom fio multiplexado deve-se levar em conta alguns critérios. Desse modo, pode-se evitar muitos erros e problemas no futuro e garantir que os produtos possam funcionar de forma certa e bem eficaz. Assim, antes de comprá-los deve-se atentar para o:
O material de um produto pode fazer com que ele dure por mais tempo. Dessa forma, sempre procure saber mais sobre os fios e como eles foram feitos. Além disso, deve-se verificar se eles estão em bom estado e se seguem de forma certa a norma NBR 8182.
Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar a sanar dúvidas e a evitar muitos erros e dores de cabeça no futuro. Desse modo, faça uma busca rica com muitos detalhes sobre o fio multiplexado em vários sites na internet para poder diminuir custos e ter bons materiais.