Algumas estruturas pedem o uso do cabo de média tensão. Isso porque, níveis diferentes de correntes elétricas passam por elas. Assim, é necessário usar equipamentos que as suportem e sejam mais seguros que modelos mais simples. Saiba como escolher o cabo.
Esse cabo é aquele utilizado em indústrias e edifícios de médio a grande porte. Além disso, também é o que aplicam em postes de energia urbanos.
De acordo com a norma NBR 7287 da ABNT, a tensão pode ir de 1 KV a 36 KV. Isto é, uma tensão que equivale de 1000V a 36.000V.
Eles são produzidos com mais cuidado, já que falhas causam grandes problemas. Desse modo, eles são mais grossos e com maior poder de isolamento.
O cabo de média tensão possui várias camadas, geralmente seis delas. Assim, a principal camada, o condutor, pode ser de cobre nu, alumínio, ou têmpera mole. Então, depende da finalidade daquele cabo específico para definir o material usado.
Ele é envolto por mais três camadas de isolação. Assim, cada camada isola a anterior de dentro para fora, e são as seguintes:
Essas três camadas recebem ainda uma blindagem de cobre. Bem como, uma fita de separação cujo material usado, assim como os condutores, depende da aplicação do cabo.
Para terminar, se coloca uma camada de PVC para protegê-lo de impactos externos. Além disso, esse material também dá ao cabo resistência contra chamas.
Qualquer falha ou impureza na fabricação dos cabos pode causar certos problemas. Por isso, é obrigatório que as camadas tenham um isolamento perfeito.
A tensão que passa por esses fios é muito mais alta. Assim, a proteção que esses cabos possuem pode ir desde 8,7KV até 15KV, de acordo com o tipo.
Alguns fenômenos elétricos podem prejudicar seu funcionamento. Por exemplo, as seguintes ocorrências causam grandes danos:
Todas essas ocorrências prejudicam a estrutura do cabo de média tensão. Nesse sentido, eles passam a ficar com desgaste e têm a eficiência reduzida.
A tensão média que a ABNT estabeleceu tem um valor muito amplo. Então, foi feita uma classificação para identificar mais facilmente as variações. Como resultado, elas foram classificadas dessa forma:
Assim, fica mais simples identificar os cabos de acordo com sua tensão. Bem como, saber qual deles deve ser usado no projeto executado.
Cabos dessa categoria tem alguns tipos principais com características diferentes. Portanto, cada um deles possui uma aplicação própria de acordo com elas.
O condutor tem uma camada blindada aplicada por extrusão. Ainda, sua isolação é feita por um termofixo de borracha, que suporta uma temperatura de 105ºC do condutor.
Nessa versão, o cabo é fabricado com a mesma blindagem e isolação. Porém, nesse caso a borracha só suporta uma temperatura normal de até 90ºC.