O Cabo de alumínio multiplexado é uma das escolhas mais seguras para instalações extensas, sejam elas em espaços abertos ou não. Além de uma condução elétrica adequada, cabos desse tipo possuem construção mais complexa, com três cabos que interligam-se. Seu custo é bem baixo, o que torna a opção viável para grandes instalações.
Condutores de alumínio são muito eficientes para lidar com a complexidade de grandes instalações. São ótimos condutores, melhores até que os de cobre, e o peso do cabo de alumínio chega a ser 65% mais leve que os modelos de cobre, tornando o investimento muito mais acessível.
Por outro lado, os cabos de alumínio possuem suas normas de segurança que devem ser respeitadas. Veja aqui quais as principais características do modelo, quais locais podem ser utilizados, e como fazer um bom investimento.
Os cabos de alumínio multiplexados podem ser formados por até 4 fios condutores, interligados para oferecer mais resistência a efeitos externos, bem como tornar a condução elétrica mais eficiente.
São isolados por um composto termoplástico de polietileno, vedando os efeitos de efeitos como chuva, insolação e baixas temperaturas. O número de cabos pode se relacionar tanto com a extensão das instalações como a segurança, o que pode ser devidamente trabalhado pelo preço.
Utilizado em circuitos de alimentação de energia em instalações com tensão nominal de até 1000V. Com três fios condutores, ele garante mais resistência, sobretudo em locais de grande extensão, diminuindo custos sem perder a segurança.
Com os cabos de alumínio, os riscos de deformação dos fios se tornam bem menores, quase inexistentes. Graças a isso, é possível investir em grandes instalações de forma mais segura e econômica.
Graças a sua resistência e proteção extras, o cabo de alumínio multiplexado costuma ser aplicado em longas instalações, geralmente expostas a efeitos climáticos, mas que não tenham uma corrente elétrica forte.
Mais especificamente, seu uso é mais adequado para redes de até 0,6/1KV, o que torna uma ótima alternativa para redes de distribuição com postes e fachadas, facilitando a escolha para ruas ou redes fechadas.
Os cabos de alumínio seguem as normas da NBR 8182. São cabos de potência multiplexados autossustentados com isolação extrudada de PE ou XLPE, seguindo as tensões mostradas acima.
Além disso, cabos de alumínio multiplexados seguem as normas da ABNT NBR 5410, que restringe o uso dos cabos de alumínio para uso apenas nas instalações comerciais. Logo, o uso é proibido em construções residenciais.
A aplicação de cabos multiplexados de alumínio, além de mais econômica, traz mais segurança para suas construções, especialmente nas que dependem de correntes extensas. E com a Cabomaq Forestieri, você ganha os melhores orçamentos para sua instalação. Faça um orçamento conosco.