Conheça tudo sobre os melhores fios elétricos. Isso porque esses produtos são muito usados nas instalações elétricas em geral. Portanto, confira as melhores dicas de como adquirir esse material.
Um fio elétrico é um produto formado por um único e espesso filamento. Nesse sentido, ele é pouco maleável e possui como característica a rigidez..
Esses materiais são condutores de energia. Dessa forma, são essenciais nas instalações elétricas, seja em pequenas casas ou até mesmo grandes indústrias.
Seu principal traço é ter pouca flexibilidade. Ou seja, não pode ser dobrado muitas vezes no meio da instalação, pois há chance de rompimento e na sequência, parada da corrente elétrica.
A melhor forma de conseguir o funcionamento correto de uma rede é determinar o padrão de cores dos fios elétricos. Dessa forma, também se garante a segurança de todos.
Veja a seguir o padrão de cores que a norma NBR 5410 determina:
Seguir esse exemplo, além de deixar o quadro mais organizado, também deixa o padrão mais seguro.
Se você está em busca dos melhores fios elétricos, o primeiro passo é ver se o material possui certificado do INMETRO. Além disso, eles também deverão estar em conformidade com as normas vigentes.
Optar por marcas reconhecidas também traz segurança para suas obras. Nesse sentido, comprar um produto de má qualidade pode causar vários prejuízos.
Consultar um profissional na hora da compra também deve ser considerado. Dessa forma, uma pessoa que tem conhecimento técnico na área auxilia na compra dos produtos certos para não haver erros futuros.
Este material em regra é feito com cobre. Nesse sentido, o material que se usa para fazer a isolação do fio é o policloreto de polivinila (PVC), que é um tipo de plástico.
Os artigos dessa categoria estão disponíveis no mercado e suportam a tensão elétrica de até 750v. Além disso, a bitola desse item pode variar de 1,5mm² a 10mm².
Sua aplicação acontece em quadros elétricos, chuveiros, tomadas, e instalações residenciais. Dessa forma, seu uso é mais restrito, já que só pode ser usado quando não é preciso da flexibilidade do fio.
Os melhores fios elétricos têm uma vida longa útil de 30 anos mais ou menos. No entanto, pode-se chegar a esse patamar desde que seu uso ocorra em condições normais de temperatura.
Se o produto foi exposto a situações ou ambientes seu ciclo pode ser encerrado muito antes do previsto.
Um dos primeiros sinais de que está na hora de trocar a fiação da sua casa é o aumento considerável no consumo de energia elétrica. Nesse sentido, se não houver a troca, pode acontecer eventuais curtos circuitos.
O cobre é um excelente condutor elétrico. Além disso, ele conta com características como grande resistência à corrosão, além de ser bem maleável.
Um dos motivos que torna o cobre uma boa matéria prima, é o seu grau de pureza. Nesse sentido, as normas que ditam as regras, determinam que na fabricação dos melhores fios elétricos, o cobre seja puro até 99,99%.