Saiba como escolher o cabo de incêndio. Para que servem e quais são seus usos. Isso porque é um item muito importante nas edificações. Portanto, veja também quais normas são aplicadas.
Os cabos de incêndio são usados para ligação entre aparelhos. Ou seja, são feitos para centrais de alarme, sensores, atuadores, para detectar e prevenir incêndios.
Este é o produto mais adequado para sistemas antichamas. Dessa forma, eles possuem uma capa antichama a 105º, além de ter uma blindagem interna de fita de poliéster, com um filamento de 100% cobre.
Dentro de um sistema de proteção contra incêndios, o cabo blindado é um item muito importante. Nesse sentido, eles devem ser de muita qualidade e certos para o local onde será a instalação, e pode contar com uma proteção extra.
Veja a seguir a forma como esses cabos são vendidos:
A definição desses fios é feita por meio das cores. Além disso, as normas aplicáveis são as NBR 17240 e NBR NM 280.
A tecnologia do cabo de incêndio não mudou muito nos últimos tempos. No entanto, esses produtos dão a segurança e a estrutura básica na qual se baseia toda a proteção de ativos de um edifício, seja ele industrial, comercial ou residencial.
Há duas categorias desse sistema: convencional e endereçável. O sistema convencional tem uma tecnologia simples e comum, enquanto o sistema mais inteligente atribui um endereço a cada dispositivo.
Nesse modelo, seu baixo custo o torna ideal para propriedades de médio e pequeno porte. Além disso, ele possui um painel onde vários cabos estão ligados a ele, e por sua vez, o painel está conectado aos dispositivos de notificação, como campainhas, por exemplo.
Nessa categoria, os sistemas requerem menos cabos, uma vez que estão em um único loop que passa pelas instalações. Nesse sentido, ele possui um design que facilita sua manutenção.
As condutas que se aplicam aos cabos de incêndio, se encontram nos itens 6.82 a 6.8.5 da NBR 17240. Nesse sentido, esses condutores devem ser feitos de cobre, rígidos ou flexíveis e ter isolação que não propague chamas.
Os fios devem possuir uma tensão de isolação de 600 Vca, e bitola adequada, sendo a mínima permitida de 0,75 mm². Além disso, se forem usados sem blindagem, precisam de uma contra-indução eletromagnética.
Por fim, no caso de cabos multipares, é necessário instalar caixas de distribuição com terminais certos para esse tipo, identificados da forma certa.
O cabo de incêndio é o mais indicado para quem vai usar um sistema de detecção de fumaça. Dessa forma, um bom produto precisa ter os seguintes materiais:
Ao possuir todas essas características, este cabo vai emitir um sinal claro e baixo ruído magnético. Além disso, ele tem uma boa flexibilidade e é resistente a muitos produtos químicos.