Um processo de soldagem de sucesso requer um bom cabo para inversora de solda.
Assim, se garante um trabalho com máxima eficiência e sem riscos de segurança.
Para que o cabo suporte as condições da máquina, ele precisa ser feito em material específico. Desse modo, ele é envolto em uma camada de cloreto de polivinila para a isolação térmica.
Essa isolação permite que ele suporte até 70ºC de temperatura média. Assim, ele não corre o risco de incendiar durante a soldagem.
O condutor do cabo é feito em cobre nu, o que o faz ser extremamente flexível. Dessa maneira, facilita o trabalho do usuário e permite que ele utilize ângulos diferentes.
Outro detalhe que garante essa mobilidade, é sua têmpera mole e o encordoamento classe 6. Nesse sentido, quanto maior for o nível do encordoamento, maior é a sua flexibilidade.
A depender do tipo de máquina ou inversora de solda usada, é necessário um tipo de cabo específico. Isto é, porque em amperagens mais altas, elas requerem cabos de espessuras maiores.
Existe uma grande variação desses cabos, assim, é preciso ficar atento ao que for adequado para seu equipamento. Confira abaixo os tipos disponíveis no mercado:
Sempre se lembre de consultar o manual de sua inversora para ter certeza de qual modelo comprar. Desse modo, não acontecerão problemas na condução elétrica, bem como na durabilidade do cabo.
O cabo para inversora de solda deve ser colocado entre o grampo-terra e o porta-eletrodo faz sua ligação. Assim, é uma peça de grande importância para que a máquina exerça sua função.
Como foi visto no tópico sobre variações, a aplicação vai depender da máquina usada. Isso porque, cada uma possui um nível de condução elétrica. Por exemplo, o cabo mais comum, o de 16mm, é adequado para amperagem de até 150a.
Quanto maiores forem os amperes da inversora, maiores devem ser os diâmetros dos cabos. Então, confira abaixo uma relação entre os fios e sua amperagem correta:
Vale apontar que essa relação varia também de acordo com o comprimento do cabo. Dessa maneira, se o tamanho for maior que 3 metros por exemplo, também se recomenda um modelo superior.
Para maiores informações, recomenda-se a consulta de um eletricista. Ou então, os próprios vendedores da loja de material elétrico para melhores recomendações.
Todo tipo de cabo para inversora de solda deve vir com o selo do INMETRO. Ou seja, deve certificar que está de acordo com as normas da ABNT para essa categoria.
A regulamentação é feita por meio das normas NM 280 e NBR 8762. Assim, garantem que esses cabos são seguros para utilização e têm a eficiência esperada.
Essa garantia é de suma importância e deve ser assegurada. Portanto, não deixe de verificar essas informações ao efetuar a compra de equipamentos desse tipo.