Escolher cabos para motores é essencial para instalar um sistema seguro. Dessa forma, saiba, de maneira geral, o que levar em conta ao fazer isso. Afinal, eles apresentam diferenças em relação aos cabos para outros fins.
São condutores elétricos, em geral, de cobre, que têm a função de conduzir a energia elétrica até os motores. Dessa forma, eles podem estar presentes nas seguintes redes:
O cobre é um material muito usado nessa função, pois, além de bom condutor, também tem longa duração e é muito resistente. Assim, em motores, eles precisam ser revestidos de modo que suportem altas temperaturas, como 130°C.
Também são usados para motores elétricos e apresentam características que influenciam o seu uso. Entre as principais, pode-se destacar que eles são:
Isso os torna muito presentes em motores, mas também em estufas e luminárias, por exemplo. Eles podem ser isolados por EPR ou por PVC, mas, neste último, há queda no suporte térmico.
Para cada cabo em um motor elétrico, se deve observar alguns critérios a fim de fazer uma instalação segura. Então, os conceitos que mais aparecem nas normas como a ABNT são os seguintes:
Há uma relação entre cada elemento desses a fim de garantir que o sistema funcione de forma segura. Por exemplo, há um número de resistência permitida para diferentes medidas da bitola de um fio, área do cobre.
Caso isso não seja seguido, o sistema pode ter uma sobrecarga e passar a ter mais energia térmica, ou seja, calor. Quando isso ocorre, há um grande risco de formar arcos elétricos e incêndios em situações mais graves.
O fio é mais frágil e não suporta muitas dobras, pois é mais rígido e assim pode quebrar. Além disso, há diferenças em relação a sua capacidade de condução. Já os cabos apresentam aspectos que o tornam ideal para motores, por exemplo:
Por esses motivos, eles estão presentes também nos motores elétricos. Assim, é essencial consultar um profissional da área antes de instalar um deles e analisar se está de acordo com o INMETRO e a ABNT.
Os cabos para esse tipo de sistema são muito diferentes, pois precisam ser mais fortes para não sofrer danos expostos ao ambiente. Por isso, costumam ter uma camada de estanho sobre o cobre e isolamento em outros materiais.
Há empresas que trabalham com a venda de cabos para motores seguros e confiáveis. Desse modo, é essencial analisar se elas seguem as normas do país acerca da dimensão desses itens e como é a sua relação com clientes anteriores para garantir uma boa compra.