O cabo ca feito de alumínio é utilizado em instalações elétricas de maneira segura. Além disso, seu custo é mais baixo do que o de cobre, o que faz com que seja uma escolha útil para quem trabalha com condução de energia.
Trata-se de um cabo de alumínio usado para cessão de energia elétrica. Portanto, é utilizado como condutor de baixa tensão. Desse modo, sua indicação é para módulos residenciais ou locais com pouca demanda de corrente.
O material tem poder condutor 200% maior que o cobre, além de possuir a metade do peso. Então, seu custo-benefício para porte de energia de baixa tensão é muito maior do que os de cobre.
Os cabos de alumínio trazem várias vantagens para conduzir energia. Dessa maneira, é muito flexível e maleável e não deforma com o tempo. Além disso, seu preço é muito mais acessível do que o cobre, o que faz dele ótima opção para redes elétricas menores.
Usa-se esse material em linhas aéreas, pois é leve e possui maiores dimensões. Portanto, pode ser colocado em aeroportos, torres de controle, iluminação de pistas e redes de comunicação. Mas, para comércios e indústrias, há limites para esse material.
Outra vantagem do cabo ca é em relação ao preço, pois o alumínio já custou cerca de 8 vezes menos que o cobre. Além disso, o condutor de alumínio possui a metade do peso de outros condutores.
Todos esses aspectos reduzem os custos do uso desse material. Desse modo, as torres podem ser menos robustas e o espaço entre elas pode ser muito maior. Existem inúmeros outras vantagens, são elas:
Ele também é um produto leve e durável, o que o torna um excelente opção para vários tipos de instalação tanto por conta do seu material, quanto pelo custo.
Esse cabo possui uma resistência 65% maior do que o cobre. Todavia, um cabo de alumínio irá utilizar um diâmetro maior do que o cabo de cobre, mas seu peso é três vezes menor. Ou seja, para cabos aéreos, os de alumínio são melhores.
A duração média do item em alumínio é de 20 a 25 anos, quando a instalação é feita dentro das normas, com garantia de segurança do serviço. Contudo, se o serviço não for regular e o cabo for fabricado fora dos padrões, seu tempo útil será reduzido.
O alumínio tem sido otimizado ao longo dos anos para conduzir energia. Assim, além de ser muito eficiente, sua instalação e revisão é muito fácil. Além disso, seu potencial de condução é muito alto, ou seja, possui ótima ação.
Para o setor de energia, que é o maior usuário de alumínio, inovar reflete um enorme ganho na economia e na qualidade do serviço. Desse modo, esse tipo de cabo, desde que iniciou papel nesse segmento, sofreu várias evoluções.
Cada melhora e alteração, auxiliou para que estivesse cada vez mais pronto para atender com maior eficiência e menor custo. Ou seja, tornou-se um produto com grandes vantagens, devido ao potencial financeiro no mercado.
Para garantir sua eficácia , ele deve atender às normas de fabricação e ao padrão exigido pelos técnicos. Então, somente atento aos requisitos, é que poderá atingir toda a sua capacidade de levar energia elétrica.
Não há dúvidas de que o custo-benefício desse produto é imbatível. Afinal, um material que atende às demandas domésticas, com baixo valor, alta atuação e pouco reparo, vale muito a pena investir.