O cabo de solda 50mm é um item muito usado para instalação de máquinas, pois é mais flexível e fácil de manusear. Então, saiba os detalhes deste produto, as versões disponíveis e os usos mais comuns.
O interior do produto contém vários fios condutores, feitos em cobre, que tem alto grau de condução de correntes. Ainda, são mais flexíveis, e por isso mais fáceis de manusear para instalação.
Para esse tipo de item, é mais comum o uso do cobre eletrolítico nu, que se diferencia pelo alto grau de pureza do material. Ou seja, quase 99% do metal é livre de impurezas ou outros compostos.
Esse material é comum em aterramentos, uma vez que suporta voltagens e descargas elétricas de maior intensidade. No caso do cabo de solda 50mm, seu uso se justifica pela alta temperatura a que chegam as máquinas de soldagem.
Esse tipo de cabo é fácil de encontrar em lojas do ramo, disponível em carretéis ou bobinas. Assim, de acordo com o tamanho do projeto, é possível comprar a quantidade adequada, bem como, o modelo mais adequado.
O produto pode ser encontrado em diferentes versões conforme a flexibilidade do fio. Desse modo, confira na sequência as características de cada um desses formatos.
O mais comum no mercado, esse modelo tem classe 5 de encordoamento, o que significa que é bem maleável. Por isso, é ideal para fazer a ligação entre a máquina de solda e o eletrodo em locais que exijam mais flexibilidade.
Quanto maior o número de fios no interior de um cabo, mais maleável ele será. Nesse sentido, o cabo de solda 50mm extra flexível tem classe 6 de encordoamento e alta resistência à temperatura.
Os cabos de solda recebem uma camada de isolamento externo, em geral em PVC ou outro material termoplástico. Isso porque, o revestimento evita a perda de energia para o ambiente externo. Então, confere mais eficiência ao produto.
O isolamento ainda facilita o manuseio da máquina, uma vez que evita a ocorrência de choque em contato com os fios. Além disso, devem seguir as normas da ABNT sobre a resistência ao calor.
Um cabo de solda 50mm em geral suporta temperaturas de até 70º C. Isso é importante, pois pelo uso, os fios internos se aquecem, e se o revestimento não for de boa qualidade, pode derreter.
Pelo uso da solda, são lançadas faíscas, que também podem cair sobre o fio. Portanto, é preciso avaliar a qualidade da camada externa, para evitar a deterioração rápida em condições extremas na hora de escolher o cabo.
Como o nome sugere, esse tipo de cabo é mais comum para ligação de máquinas de solda. Assim, ele é responsável pela alimentação entre a parte central e o eletrodo que libera a chama para soldagem.
Também em instalações elétricas que usem sistemas de baixa tensão e que precisem de cabos mais flexíveis ele pode ser útil. Desse modo, verifique com o profissional responsável pelo projeto se o cabo de solda 50mm é o ideal.