Saiba agora tudo sobre condutores elétricos. Isso porque é um material essencial na malha elétrica. Portanto, veja exemplos e quais os fatores que podem influenciar no seu poder de condução.
Eles são materiais básicos nas instalações elétricas. Dessa forma, possuem utilidade em várias fases. Seu uso se dá em qualquer local onde a energia elétrica é usada.
Os condutores elétricos têm uma baixa resistência. Nesse sentido, isso faz com que a passar a corrente elétrica seja mais fácil.
Isso ocorre pois os elétrons têm uma ligação tênue com o núcleo no seu ordenamento. Desse modo, os elétrons passam pela corrente elétrica com facilidade. O resultado, por fim, é que ela passa por meio do material condutivo, gerando a energia necessária.
A função desse produto é passar energia para as casas por meio dos cabos e fios. Nesse sentido, quanto maior ele é, mais resistência ele tem e suporta mais corrente elétrica.
Esses produtos são usados dentro das instalações dos prédios. Além disso, seu uso também pode se dar no lado de fora, e é conhecido como um tipo aparente.
Uma outra função desse material é ser condutor nos utensílios eletrodomésticos. No entanto, eles também são vistos nos carros, ao levar a energia que vai da bateria para todas as partes, como faróis e painel, por exemplo.
Esses objetos têm um aspecto comum: a corrente elétrica se conduz de forma fácil através deles. No entanto, há outros aspectos que são excesso de elétrons livres, além de baixa resistência de eletricidade.
Confira a seguir exemplos:
Nos planos ideais de temperatura e pressão, o melhor é a prata. No entanto, nem sempre ela é a melhor escolha pois é mais cara e mais suscetível a ter manchas. Dessa forma, o cobre e o alumínio são os mais usados.
O cobre ainda é mais usado que o alumínio, já que ele é mais maleável e flexível. Além disso, o cobre é bem mais resistente com o passar do tempo.
A forma e o tamanho de um material podem afetar a sua condução. Por exemplo, uma parte grossa de uma matéria vai conduzir melhor do que uma parte fina, mas que seja do mesmo tamanho e cumprimento.
Outro fator que pode afetar a condutividade é a temperatura. Dessa forma, se a temperatura se eleva, seus elétrons obtêm energia. No entanto, a maioria dos metais atuam melhor quando frios.
Há três grupos de condutivos elétricos: sólidos, líquidos e gasosos. Nesse sentido, confira a seguir seus traços e suas diferenças.
Os condutores sólidos têm como principal aspecto a existência de elétrons livres no seu ordenamento. Dessa forma, a condução da carga energética acontece de forma rápida, já que os metais doam elétrons com facilidade.
Já os líquidos geram a corrente elétrica quando os íons positivos e negativos se deslocam no sentido oposto. Por exemplo, cálcio e sódio são bons exemplos.
Na classe dos gasosos, eles têm como condutores de cargas os íons positivos e negativos. Dessa forma, a produção de energia ocorre pela colisão dos dois elementos. Seu uso se dá em lâmpadas fluorescentes.