O cabo fotovoltaico é especial para uso em painéis solares, que geram energia elétrica a partir da luz do sol. Nesse sentido, veja na sequência os detalhes desse tipo de produto e as diferenças em relação aos tipos regulares.
De acordo com as normas da ABNT, que define os requisitos técnicos de produtos elétricos, esse item deve atender a algumas características. Desse modo, confira a seguir os principais requisitos:
O material do fio condutor é o cobre eletrolítico estanhado. Esse composto, recebe uma camada extra de estanho que tem maior duração e resistência. Afinal, um painel solar tem longa vida útil, por isso, todas as peças que o compõem devem ter a mesma característica.
A classe de encordoamento desse tipo de cabo é a 5, ou seja, é mais flexível. Isso porque, ele precisa percorrer toda a extensão das placas solares, até o gerador de energia. Então, deve ser um material maleável para tornar mais fácil a instalação.
O principal aspecto que diferencia o cabo fotovoltaico dos demais é sua alta capacidade térmica. Como ele fica abaixo das placas solares, que captam a energia solar, está exposto a um calor muito intenso.
Em regiões mais frias, o produto pode passar por uma variação térmica muito alta. Assim, pode ir de temperaturas negativas ao aquecimento pleno ao longo do dia. Por isso, seu composto deve ser resistente para aguentar essas condições.
O objetivo de evitar o uso de halogênio é que não haja emissão de gases tóxicos em caso de incêndio. Em geral, isso ocorre em locais fechados e com rotas de saída difíceis, para que as pessoas não fiquem intoxicadas.
No caso de um painel solar, esse aspecto do cabo evita a corrosão dos componentes no caso de um incêndio. Portanto, diminui os danos ao sistema, já que é um produto de alto custo.
O cabo fotovoltaico é encontrado de forma comum em espessuras de 4 a 6 mm. Nesse sentido, a dimensão do produto deve estar de acordo com a voltagem da instalação. Por isso, o ideal é contar com orientação de quem atua no ramo.
Em uma instalação doméstica, por exemplo, um cabo mais fino pode suprir a demanda. Por outro lado, em uma indústria, com alta produção de energia solar, será preciso um produto mais robusto.
O material externo que isola os fios deve ser resistente ao calor e aos raios solares. Além disso, precisa de uma proteção antichama, para evitar que o fogo se alastre. Ainda, estão à venda nas cores preta ou vermelha, conforme a polaridade.
Ao longo dos cabos deve haver ainda a indicação de uso em sistema fotovoltaico. Ter atenção a esses detalhes garante que você vai adquirir um produto adequado às normas técnicas.
Na hora de escolher o cabo para sua instalação, é preciso ter alguns cuidados. Afinal, esse é um item muito importante, e se não for de boa qualidade, pode comprometer o desempenho do painel.
Ter um fornecedor de confiança é o primeiro passo para ter um bom produto. Assim, você pode ter a segurança na indicação do cabo adequado para seu projeto. Além disso, confira os detalhes do produto e se está de acordo com as normas vigentes.