O condutor de alumínio é uma ótima opção para instalação elétrica. Além disso, ele fica muito mais barato que o cobre, que costuma ser usado em muitos locais. Assim, para saber mais sobre esse metal, continue a leitura.
O cobre é um item muito usado como condutor, porém não é o único existente. Isso porque, o alumínio também tem uso em instalações elétricas.
Existem diversas ofertas de cabos dessa matéria-prima no mercado. Além disso, elas podem ser encontradas com coberturas e tensões que os tradicionais têm.
Mesmo que façam a mesma função, existem diferenças entre os dois materiais. Afinal, existem motivos para o cobre ser o mais utilizado. Assim, ele tem os seguintes prós em relação ao outro:
Além desses citados, o cobre é um metal dúctil. Mas, o alumínio também tem essa característica, além de ser mais barato. Por isso, mesmo que o primeiro seja mais conhecido, ainda vale a pena usar o segundo.
Ao analisar o custo desses materiais, o cobre sai mais caro. Pois, a quilograma dele fica em torno de US $8,00, enquanto a do item em questão sai por US$2,00. Então, um ponto positivo para o alumínio, que proporciona obras mais baratas.
A ABNT NBR 5410, que é a norma de instalações elétricas de baixa tensão, proíbe o uso de fio de alumínio em residências e pontos muito frequentados por pessoas. Por isso, ele está presente em maior parte em linhas de transmissão.
Os cabos feitos com essa matéria precisam ser checados de forma periódica por uma equipe especializada. Isso porque ele pode criar uma camada invisível de óxido ou aquecer superfícies, o que causa incêndios.
Usados em situações em que se faz necessário peso para sustentação. Assim, é comum encontrá-los em locais como:
Existe uma proibição de usar esse item em residências, pois a norma não permite. Além disso, em locais com ocupação muito densa o uso está proibido, assim, hotéis e hospitais não podem utilizá-lo.
Alumínio é um termo e uma matéria muito conhecida. Afinal, são vários os itens onde é possível encontrar ele, como por exemplo:
Esse é um metal reciclável, 100% ecológico e gera um bom retorno financeiro para empresas que atuam com ele. Ainda mais, ele possui baixa densidade e ponto de fusão.
São vantagens desse produto a resistência à corrosão, a versatilidade e flexibilidade. Além disso, quando se trata de condutor de alumínio, o preço sai muito mais barato em relação ao cobre.
A alta condução e o fato de resistir a deformação também é um destaque dele. Por fim, essas características reduzem o custo final do alumínio em grandes transmissões. Pois, o espaço das torres pode ser maior e elas podem ser mais robustas.