Com o cabo unipolar é possível montar instalações elétricas, já que ele é visto como um condutor. Portanto, ele é resistente e tem uma grande duração, sem precisar de muita manutenção. Para se manter confiável, é preciso escolher as opções com qualidade.
Um cabo desse tipo, é conhecido por ter apenas um condutor isolado em sua composição. Assim, ele serve para conduzir a energia elétrica de uma forma mais fácil. Então, tem uma recomendação do local certo para usá-lo, como por exemplo:
A sua composição é quase sempre feita de cobre e por isso, costuma ter grande qualidade. Além disso, ele pode ser usado em eletrodutos enterrados e é o único para esse serviço. Dessa forma, serve para circuitos de alimentação de energia de até 1000V de tensão.
Pode evitar a propagação e ainda tem um auto extinção de fogo, para impedir acidentes. Também tem uma boa capacidade para suportar as correntes elétricas e também tem um material reciclável. Ou seja, é mais superior do que um cabo isolado em PVC de 70ºC.
O cabo unipolar é muito flexível, o que ajuda a fazer as instalações. Mas, também tem uma ótima durabilidade, o que dá uma vida útil muito longa e pode ser visto como ecológico. Não é necessário fazer muitas manutenções e ainda assim, dura até mais de 25 anos.
Um dos primeiros pontos essenciais, é saber que existe diferença entre ele e o multipolar. Por isso, é necessário saber se esse cabo é o que precisa para o seu destino final. Depois, deve-se levar alguns pontos em consideração para comprar:
Esses detalhes podem fazer a diferença, graças às diferenças de um cabo para o outro. Por exemplo, por mais que ele seja resistente a temperaturas altas, tem outras opções. Assim como a amperagem, que precisa ser o suficiente para conduzir as correntes elétricas.
As normas são a forma mais fácil de saber quais cuidados tomar ao escolher um cabo unipolar. Por isso, a ajuda de especialistas no assunto pode ser essencial para saber como fazer um projeto. Dessa forma, ele se torna mais seguro e não terá violação das normas.
Durante o momento de escolher o cabo unipolar que precisa, os preços podem se alterar. Assim, muda conforme as dimensões e até mesmo por conta do local de venda. No entanto, o produto costuma ter um grande custo-benefício, por ser feito uma matéria prima reciclável.
Com a opção de economizar, pode nem sempre valer muito a pena. Porque, quando o cabo não tem muita qualidade, pode gerar vários riscos. Assim, pode causar incêndios e outros acidentes nas instalações elétricas.
O cabo também tem uma certa diferença daquele que é isolado. Mas, ela se dá apenas por causa da cobertura que tem por cima da isolação. Portanto, o objetivo desta cobertura é fazer um condutor que tenha mais resistência, seja mecânica, química ou ambas.
Por entre as opções que existem, é melhor saber qual será o mais apropriado para o que deseja. Por exemplo, o unipolar é útil para vários tipos de aplicações, ainda mais em eletrodutos. Assim, tudo depende de qual será a melhor escolha para o que precisa.