Quando o assunto é cabo de alta tensão, o que mais importa é a segurança. Por isso, eles são feitos com material rígido e muito resistente, para que se evite qualquer dano ou acidente no local da sua instalação.
São cabos elétricos fabricados com alta rigidez que possuem condutor e isolação. Dessa forma, dispõe de uma proteção metálica, para evitar que os fios se rompam e cause acidentes ou que perca a tensão constituída em seus condutores.
Esses cabos têm como função impedir o contato do condutor com outros objetos, como por exemplo, árvores, ou pessoas, deve conter ou controlar a corrente elétrica.
Os cabos podem ser postos tanto em vias aéreas, ou seja, em postes, ou ainda, por via de oceanos, para transmitir energia entre países e até mesmo, continentes.
A ANEEL, classifica Alta Tensão (AT) como sistema de cessão de tensão entre fases com o valor igual ou superior a 69 kV e inferior a 230 kV. Ou, ainda, instalações em tensão igual ou superior a 230 kV quando definidas pela agência.
Esses cabos, então, são feitos para aguentar uma carga muito alta. Nesse sentido, eles suportam tensões de 69 kV a 230 kv e sua aplicação é destinada às indústrias, comércios e entrega de energia elétrica em subestações.
Para que haja a ação esperada do suporte de alta tensão e não colocar em risco o serviço elétrico, é preciso que os cabos sejam de extrema rigidez. Assim, quanto mais resistente ele for, maior sua duração e segurança.
Um cabo de alta tensão, dura em média 30 anos dentro das condições normais. Todavia, caso aconteça curto circuito, sua duração é de no máximo, 4 segundos.
Existem dois tipos de correntes elétricas usadas para o transporte de energia entre cidades, estados, países ou mesmo, continentes. Portanto, para esse tipo de condução, somente pode ser feito por cabos de alta tensão.
São as que mudam de direção duas vezes em um período definido. Então, carregam a mesma quantidade de energia, nas duas direções e usam um transformador de corrente.
A entrega dessa corrente é feita entre redes menores. Pois, reduz sua perda do efeito Joule para a mesma potência da corrente conduzida e por isso, é utilizada de forma comercial.
Usa-se menos à contínua do que a alternada. Porém, sua utilidade é apenas para levar energia por longa distância, acima de 100 km e, na maioria das vezes, via oceanos.
Os cabos de alta tensão são muito comuns e utilizados tanto para levar energia para subestações menores, quanto para ligar equipamento em edifícios comerciais ou indústrias.
Possuem cores específicas, pode ser de fácil visão. Além disso, a capa é em cobre nu, alinhada de maneira helicoidal pela sua extensão. Portanto, tem como vantagens, sua instalação em qualquer ambiente, seja ele ar (postes), terra ou mar.
Um dos aspectos desse tipo de cabo é suportar altas demandas de energia elétrica com segurança, eficiência e baixo custo. Ainda, têm outras diferenças em relação aos cabos de baixa e média tensão, quais são:
Para adquirir cabos AT com alto padrão de qualidade e segurança, é crucial contratar empresa que seja perita no assunto. Pois, desse modo, as chances de ocorrer acidente com os cabos, será mínima.
Antes de comprar qualquer material, é preciso conhecer as normas técnicas. Afinal, é válido lembrar que a segurança estará sempre em primeiro lugar, ainda mais quando se trata de objetos com alto risco de acidentes e danos à sociedade.