Usa-se cabo de alta isolação para fazer a ligação da central de choque até o início do fio de aço. Portanto, serve para levar a tensão até o fio de aço e receber de volta para essa central. Veja mais sobre esse produto e como escolher o cabo correto.
Os cabos elétricos são vitais em qualquer objeto que precise de energia para funcionar. Assim, o modo como é feita a isolação do material condutor é muito importante.
Escolher o material correto para isolar o cabo é crucial para sua duração e resistência. Desse modo, a função do isolante é que o campo elétrico gerado pelos condutores, fique preso dentro dele.
Isolar o objeto de modo correto é básico, pois, qualquer furo ou rasgo na superfície, pode acarretar sérios danos, além de mal atuação. Assim, a fabricação do cabo deve atender às normas de exigência técnica para evitar danos.
A criação do cabo é feita em fios de cobre flexível, revestido de polietileno de baixa intensidade e ainda, coberto de termoplástico de cloreto de polivinila. Porém, há alguns materiais utilizados para cobrir os fios condutores, são eles:
Esses materiais possuem resistência muito alta em relação à variação do calor contida no interior dos cabos. Isto é, suportam descargas elétricas elevadas de curto circuito. Nesse sentido, é preciso verificar sua indicação de uso, e qual local para sua instalação.
A escolha do cabo de alta isolação e do seu tamanho, será feita de acordo com a tensão gerada no seu interior. Assim, quanto maior a tensão, maior sua medida e espessura.
O material de 4 mm feito em cobre e PVC, serve para uso em quadros elétricos, chuveiros e tomadas. Ou seja, sua utilidade serve para locais que demandam carga de energia mais baixa e instalações mais simples.
São comuns e de modo geral, usados em casas e comércios, com demanda de carga de 750 V a 1000 V. Mas, os cabos flexíveis são mais fáceis de manusear e deslizam melhor pelos dutos de pontos elétricos.
Além de serem simples, sua indicação é para uso doméstico de eletrônicos. Porém, são muito resistentes e seguros e suportam cargas de curto circuito.
A segurança será sempre o item mais notável na hora de criar e usar cabos. Á visto disso, a isolação de condutor elétrico é feita para evitar choques ao ter contato com a fiação e assim, garantir que nenhum acidente aconteça.
Outra vantagem é que essa proteção evita que a energia escape e perca sua eficácia. Desse modo, o material isolante atua como um cano e mantém a corrente elétrica presa no seu interior, sem que haja desvios de percurso.
Os materiais de isolação dos cabos têm aspectos únicos, em relação à resistência da carga e dos itens usados na proteção. Então, veja os atributos mecânicos que os diferem:
Para qualquer sistema elétrico, é preciso pensar na forma correta de isolar para evitar danos. Assim, analisar todos os aspectos do material antes de instalar é vital.
O tempo médio de duração desse tipo de item é estimado entre 20 a 30 anos. Contudo, esse prazo somente será atingido se não houver nenhum defeito ou corte do material.
Antes de escolher o objeto, é preciso verificar a tensão elétrica do local e escolher o material mais adequado. Dessa forma, evitará uma carga muito alta do sistema. Afinal, esses cabos são feitos para evitar acidentes, quedas de energia e curto circuito.