Entenda o que é o cabo flexível PP e onde ele é utilizado. Desse modo, você também verá como ele está presente em praticamente tudo ao seu redor e na sua vida diária.
Formado por duas capas de PVC, ele tem uma maior elasticidade e é usado para instalações elétricas. Além disso, qualquer outro cabo que tenha isolação dupla ou que seja multipolar, também terá esse nome.
Como o nome já diz ele tem muita flexibilidade e isso faz com que seja muito fácil de manusear. O seu alto nível de segurança é outro aspecto positivo. Ou seja, devido a sua estrutura o cabo flexível PP é considerado muito seguro. Alguns de seus materiais são:
Essas características permitem que ele seja muito versátil e tenha diversos fins de uso. Portanto, a versatilidade é um dos pontos fortes que ele tem, e assim, permite sua presença em em diferentes ambientes.
Talvez você não saiba, mas ele está presente em vários lugares do seu dia a dia, como: ambientes residenciais, indústrias e também no mercado automotivo. Em cada um desses casos ele realiza funções diferentes.
Nas casas você vai encontrar esses cabos em eletrodomésticos e eletroportáteis, assim como, em ferramentas motorizadas. Por exemplo, você encontra o tipo flexível PP na sua televisão, no seu computador, no aspirador de pó e na maior parte dos seus dispositivos.
As indústrias fazem uso dele no funcionamento de máquinas, que por serem grandes demais, exigem a utilização de muitos cabos, como motores e tornos. Bem como, outra opção é para os circuitos de comandos elétricos.
Além disso, como tem muita resistência e durabilidade, é um tipo de cabo ideal para esses ambientes por ajudar a economizar com possíveis reparos e substituições.
Montadoras de carros são mais um tipo de empresa que faz uso dele para a parte elétrica. Nesse sentido, é muito comum na fabricação de itens como lanternas e acionamento.
Nos últimos anos tem virado tendência usar o cabo flexível PP para decoração de ambientes. Assim, existem opções para todos os gostos e orçamentos. Veja abaixo alguns exemplos de como usar esse tipo para enfeitar um cômodo:
Ainda há pessoas que preferem luminárias que parecem com circuitos elétricos ou que decidem por um varal de luzes que cria um clima acolhedor. Mas, atenção ao fato de que essas estruturas precisam ser feitas por profissionais para que haja garantia de segurança.
Você já viu que existem inúmeras formas e maneiras de usá-lo. No entanto, é importante saber como escolher o cabo mais adequado para cada finalidade. No mercado é possível encontrar muitas opções, alguns exemplos são:
Esses números depois da sigla PP representam o número de vias que o cabo tem. Ou seja, é a quantidade de filamentos de cobre que estão dentro dele. Na hora de decidir procure a ajuda de um profissional para te auxiliar da melhor maneira.